O BANCO PAULISTA S.A. tem o compromisso de respeitar a sua privacidade e criou esta política para explicar, de maneira simples, objetiva e transparente, nossa abordagem em relação a seus dados pessoais e os propósitos para os quais os tratamos. Além disso, informamos quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
Durante sua navegação em nosso website oficial https://www.bancopaulista.com.br/ ou por ventura outros websites, aplicativos ou plataformas produzidos e divulgados pelo BANCO PAULISTA e para que possamos oferecer nossos serviços e produtos é necessário que tenhamos acesso a determinadas informações pessoais sobre você (em conjunto, os “Dados”). Para fins desta Política, “Usuários” são todos os indivíduos que, de alguma forma, utilizam a Plataforma e Serviços do BANCO PAULISTA.
O acesso e cadastro de pessoas jurídicas deverá ser realizado necessariamente por um representante legal devidamente autorizado para tanto. Para fins desta Política, quando o Usuário for uma pessoa jurídica, seu representante legal também será considerado “Usuário”, na medida em que seus dados pessoais sejam fornecidos e tratados pelo BANCO PAULISTA.
Além desta Política, outros termos de uso e políticas específicas aplicáveis a determinado produto ou Serviço por você contratado poderão ser estabelecidas, as quais complementarão ou prevalecerão sobre esta Política.
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018, a “LGPD”), o BANCO PAULISTA é considerado “Controlador” dos seus Dados.
Por favor, leia atentamente esta Política para entender como utilizamos os seus Dados. Se, após a leitura desta Política você tiver qualquer dúvida, ou por qualquer razão precisar se comunicar conosco para tratar de assuntos envolvendo privacidade e dados pessoais, você pode entrar em contato através do canal indicados abaixo:
Encarregado de proteção de dados (“DPO”)
encarregado-dados@bancopaulista.com.br
Os Dados que tratamos permitem que você tenha acesso a nossos Serviços e às funcionalidades de nossa Plataforma. Por meio desta Política, queremos que você entenda perfeitamente quais Dados a seu respeito coletamos e utilizamos.
De maneira geral, seus Dados são utilizados para que possamos:
- Efetuar seu cadastro na Plataforma;
- Realizar a autenticação de sua identidade e prevenção de fraudes;
- Prestar nossos Serviços de maneira eficiente, ágil e segura;
- Realizar análises e estudos relacionados ao comportamento, interesse e demografia dos Usuários, a fim proporcionar uma experiência melhor em nossa Plataforma;
- Enviar aos Usuários informações relativas a produtos e serviços que podem interessá-los; e
- Comunicar-nos com você sempre que necessário.
Ainda, para a efetiva prestação dos Serviços e disponibilização da Plataforma, precisaremos compartilhar alguns de seus Dados com terceiros, conforme informado nesta Política.
Seus Dados são coletados, utilizados e tratados em conformidade com os princípios e disposições da LGPD e com fundamento em diferentes bases legais, como, por exemplo, execução de contrato, legítimo interesse, prevenção à fraude e consentimento, dentre outras bases legais previstas na LGPD.
Nós coletamos Dados e informações sobre você quando:
- Você navega na Plataforma, seja logado ou não (dados de cookies, conforme explicado abaixo);
- Você fornece a informação de maneira direta, ao criar uma conta conosco, realizar cadastro, preencher formulários, solicitar propostas, contratar nossos Serviços, estabelecer contato em canais de comunicação, entre outros;
- Você utiliza a Plataforma e os nossos Serviços;
- A informação é tornada pública por você, em comentários referentes ao BANCO PAULISTA nas redes sociais, websites de reclamação e canais relacionados;
- Recebemos seus Dados de fontes legítimas e em conformidade com a legislação aplicável;
- Recebemos seus Dados para operacionalizar transações realizadas por você ou da qual você seja beneficiário;
- Recebemos seus Dados em casos em que você, apesar de não ser cliente do BANCO PAULISTA, é beneficiário de algum dos Serviços;
- Recebemos Dados seus de terceiros para que possamos exercer nossas atividades e oferecer nossos Serviços de maneira efetiva; e
- Geramos Dados decorrentes de seu relacionamento conosco.
AO CONTRATAR SERVIÇOS DO BANCO PAULISTA, VOCÊ EXPRESSAMENTE AUTORIZA A INSTITUIÇÃO A REALIZAR CONSULTAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO (SCR) SOB GESTÃO DO BANCO CENTRAL, BUREAUS DE CRÉDITO E BUREAUS DE DADOS, EMPRESAS DE ANTIFRAUDE E DEMAIS INSTITUIÇÕES COMPLEMENTARES QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS.
O BANCO PAULISTA somente recebe ou de outra forma coleta os seguintes tipos de informações relacionadas aos Usuários,:
Sempre que possível, o BANCO PAULISTA coletará durante o acesso aos Sites ou Plataformas, mesmo que o Usuário não esteja cadastrado ou logado, as seguintes informações:
- Endereço de IP
- Sistema operacional do dispositivo
- Navegador do dispositivo
- Serviços acessados
- Interações realizadas
- Dados técnicos, como informações de URL
- Dados de cookies
- Tipos de dispositivos que você está usando para acessar ou se conectar à Plataforma
- O ID exclusivo do dispositivo
- Atributos do dispositivo
- O tipo de conexão de rede
- O desempenho do provedor, da rede e do dispositivo
- Informações que permitem a gestão dos direitos autorais digitais
- Geolocalização
Quando você realiza cadastro para se tornar nosso cliente e utilizar os Serviços da Plataforma, nós solicitamos algumas informações pessoais para verificar sua identidade e possibilitar a abertura da conta. Além disso, após você se tornar nosso cliente, nós coletamos Dados que você fornece quando se comunica conosco, modifica seu cadastro, preenche formulários e contata nosso suporte, por exemplo.
No caso de pessoas físicas, as seguintes informações poderão ser coletadas:
- Nome
- RG
- CPF
- CNH
- Foto (selfie)
- Data de nascimento
- Endereço residencial
- Endereço comercial
- Telefone residencial
- Telefone comercial
- Telefone celular
- Endereço de e-mail
- Profissão/ocupação
- Estado civil
- Nacionalidade
- Naturalidade
- Status de Pessoa Politicamente Exposta (PEP)
- Gênero
- Nome dos pais
- Renda
- Nome de usuário
No caso de pessoas jurídicas, as seguintes informações poderão ser coletadas:
- Razão Social
- Endereço
- CNPJ
- Telefone
- Nome e CPF de pessoa física vinculada à pessoa jurídica
- Contrato Social, extratos de comprovação de capacidade de movimentação de valores e
- documentos de sócios.
- Dados dos sócios e administradores tais como:
- Nome e CPF de pessoa física
- Dados do(s) Representantes Legais e/ou Procuradores
Para prestar os Serviços oferecidos na Plataforma, nós coletamos os seguintes Dados Financeiros e transacionais:
- Informações sobre operações e transações bancárias, financeiras e de pagamento
- Produtos e Serviços contratados ou que se pretenda contratar, bem como sua utilização
- Score de crédito
- Score de fraude
- Renda
Os Dados de terceiros são fornecidos por outras pessoas sobre você ou por você sobre outras pessoas (por exemplo, quando um usuário nos fornece dados e informações de outras pessoas beneficiárias de produtos e serviços contratados pelo usuário ou para a operacionalização de transações).
Nós coletamos informações de bureaus de crédito, bureaus de dados, SCR, entre outras entidades similares, para a confirmação dos seus dados, análise de crédito, prevenção à fraude e envio de ofertas. Assim, nós recebemos Dados complementares sobre você, ou validamos os Dados que você nos enviou.
Além do exposto acima, poderão ser coletadas outros Dados e informações voluntariamente fornecidas por você. Por exemplo, em comunicações com o BANCO PAULISTA ou em comentários relacionados aos Serviços prestados pelo BANCO PAULISTA. Recomendamos que você evite incluir seus Dados em comentários e avaliações de Serviços, principalmente Dados sensíveis.
O BANCO PAULISTA registra as atividades realizadas pelos Usuários, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas na Plataforma e durante o uso dos Serviços) que conterão: o endereço IP do dispositivo utilizado pelo Usuário, acesso e ações realizadas pelo Usuário no Serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada pelo Usuário e informações sobre o dispositivo utilizado pelo Usuário, tais como a versão de sistema operacional, o navegador, e geolocalização.
O BANCO PAULISTA também utiliza certas tecnologias de monitoramento das atividades realizadas na Plataforma, tais como cookies. Um cookie é um arquivo texto, colocado no disco rígido por um servidor web, sem capacidade de executar programas nem infectar seu computador com vírus. Em nossa Plataforma, o uso de cookies serve para personalizar a sua experiência online, poupando o seu tempo e otimizando sua navegação.
Confira abaixo os tipos de cookies que podemos utilizar:
- Necessários. Cookies essenciais para permitir que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis na Plataforma.
- Desempenho. Cookies que nos ajudam a entender como os Usuários interagem com a Plataforma, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro.
- Funcionais. Cookies que permitem que a Plataforma lembre suas escolhas para proporcionar uma experiência personalizada. Também possibilitam que os Usuários assistam a vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, fóruns, dentre outros.
- Marketing. Cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos Usuários. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar a sua veiculação. Também permitem a medição da eficácia de uma campanha publicitária.
Caso queira desativar os cookies, é necessário que o Usuário configure o navegador utilizado para rejeitar cookies. Se o Usuário tentar desativar ou remover os cookies, algumas partes da Plataforma poderão deixar de funcionar e sua capacidade de limitar os cookies estará sujeita às configurações e limitações do seu navegador.
O BANCO PAULISTA utiliza os Dados de Usuários para as seguintes finalidades:
- Autenticação e identificação de Usuários e clientes;
- Realização e atualização de seu cadastro;
- Verificação de autenticidade de informações e documentos;
- Para prevenção à fraude, como forma de garantir maior segurança ao BANCO PAULISTA, ao Usuário e à sociedade com a prevenção de fraudes ao sistema financeiro;
- Realização de processo de Know Your Client (KYC) e medidas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/CFT);
- Para aperfeiçoar o uso e experiência de nossos Serviços;
- Fornecer Serviços e prover segurança nas transações;
- Para nos resguardar de direitos e obrigações relacionados ao uso dos Serviços, inclusive em medidas judiciais e administrativas;
- Para colaborar e/ou cumprir ordem judicial ou requisição por autoridade administrativa;
- Cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
- Cumprimento de obrigações contratuais;
- Para o legítimo interesse do BANCO PAULISTA;
- Para recomendar ao Usuário Serviços do BANCO PAULISTA e funcionalidades da Plataforma, e também serviços de terceiros;
- Para envio de conteúdos de marketing e mensagens com informações sobre produtos ou Serviços que possam ser do seu interesse, inclusive de terceiros;
- Verificar se você visualizou publicidade do BANCO PAULISTA, inclusive em websites de terceiros;
- Estabelecer contato com você (por correio eletrônico, mensagem de texto, chat e/ou telefone);
- Para prestar Serviços de suporte, atendimento ao consumidor, esclarecer suas dúvidas e endereçar suas preocupações;
- Para informar sobre produtos pré-aprovados, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o Usuário;
- Para realizar a cobrança de valores devidos em contraprestação pelo uso da Plataforma;
- Para gerar conhecimento, inovar e/ou desenvolver novos produtos e Serviços;
- Para elaborar relatórios de uso e demais informações estatísticas;
- Para compartilhar e ceder os Dados coletados para parceiros de negócio;
- Análise de perfil do Usuário, inclusive com o enriquecimento de informações para prestar os Serviços de maneira personalizada e mais adequada;
- Para efetuar estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos Serviços;
- Realização de auditorias internas e externas.
Não vendemos ou comercializamos os seus Dados. Entretanto, podemos eventualmente compartilhar os seus Dados com os terceiros identificados abaixo.
Reiteramos que, ao contratar Serviços do BANCO PAULISTA, você expressamente autoriza o BANCO PAULISTA a realizar consultas em instituições públicas, no sistema de informações de crédito (SCR) sob gestão do Banco Central, bureaus de crédito e bureaus de dados, empresas de antifraude e demais instituições complementares que se fizerem necessárias.
Qualquer compartilhamento de Dados realizado pelo BANCO PAULISTA será feito de acordo com altos padrões de segurança da informação e tecnologias aplicáveis, em conformidade com os dispositivos legais e, principalmente, de forma a proteger o sigilo bancário e sua privacidade.
Podemos compartilhar seus Dados com outras empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico do BANCO PAULISTA para fins de:
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança; e
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Podemos compartilhar seus Dados com nossos parceiros de negócios, para as seguintes finalidades:
- Oferta, contratação e uso de produtos e serviços dos parceiros ou desenvolvidos em conjunto com os parceiros e que possam trazer benefícios ao Usuário;
- Aprimoramento de Serviços, Plataforma e operacionalização de novos produtos ou Serviços;
- Intermediação da contratação dos Serviços, incluindo realização das atividades de análise de crédito, de risco e de prevenção à fraude;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;
- Cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
- Cumprimento de obrigações contratuais; e
- Processamento de transações ou outras atividades para execução de contrato.
Podemos compartilhar seus Dados com entidades que prestam serviços ao BANCO PAULISTA, incluindo agências de crédito, bureau de crédito, bureau de dados e outras agências de dados, bem como acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil – SCR, para fins de:
- Autenticação e identificação de Usuários e clientes;
- Verificação de autenticidade de informações e documentos;
- Realização de processo de Know Your Client (KYC);
- Identificação, prevenção e investigação de possíveis infrações ou atos ilícitos, inclusive fraude, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
- Análise de crédito;
- Prevenir riscos, fraudes e garantir a segurança, inclusive com utilização de biometria (facial, digital ou outra) em processos de identificação e/ou autenticação;
- Decisão a respeito de pedido e/ou proposta para contratação de quaisquer Serviços;
- Enriquecimento de informações sobre o Usuário para análise de perfil;
- Análise de renda;
- Envio de campanhas publicitárias e oferta de Serviços;
- Aprimoramento de Serviços, Plataforma e operacionalização de novos produtos ou serviços;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança; e
- Serviços de suporte, manutenção e atendimento ao cliente.
É importante que você saiba que as informações que constam sobre os Usuários em agências de notação de crédito, agências de crédito, bureaus de crédito e/ou agências de prevenção à fraude, e/ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) podem estar ligadas a registros relativos a um ou mais dos membros da família do Usuário ou qualquer pessoa com quem o Usuário seja ligado financeiramente (“Associação”). Para fins de tomada de decisão a respeito de pedido e/ou proposta para contratação de Serviços por um Usuário, tal usuário e suas respectivas Associações serão tratadas como financeiramente independentes e pedido e/ou proposta para contratação de Serviços por um usuário será avaliado sem qualquer referência aos registros das Associações. Assim, ao concordar com os termos desta Política, você (i) declara para todos os fins que não há qualquer informação relacionada a membros de sua família que possam afetar sua análise de crédito; e (ii) nos autoriza a checar a validade dessa declaração junto a agências de notação de crédito, agências de crédito, bureaus de crédito e/ou agências de prevenção de fraude e/ou Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR).
Desde já, você fica ciente e concorda que a análise de risco de crédito será feita também por agências de crédito, bureau de crédito e outras agências que detenham capacidade técnica para a avaliação do risco de crédito e que a pontuação de crédito (credit scoring) atribuída ao usuário por referidas agências levará em consideração diversos dados previamente mantidos na base de dados e escolhidos à exclusivo critério dessas agências, de modo que o BANCO PAULISTA não tem qualquer responsabilidade ou ingerência sobre os critérios adotados pelas agências para fins de atribuição de pontuação de crédito.
Podemos compartilhar seus Dados com autoridades judiciais, policiais ou governamentais, órgãos reguladores ou outros terceiros com quem nós sejamos obrigados por lei, norma regulatória ou ordem judicial a compartilhar os Dados, para as seguintes finalidades:
- Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; e
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória
Podemos compartilhar seus Dados em caso de venda ou transferência de parte ou da totalidade do negócio, da operação ou dos Serviços prestados por nós a um terceiro, e nos reservamos o direito de divulgar seus dados pessoais ao potencial comprador antes ou depois da venda, para fins de auditoria legal (“due diligence”) ou operacionalização da transação. Caso a venda ou transferência não sejam consumadas, solicitaremos ao potencial comprador que não faça uso e não divulgue seus Dados de qualquer maneira ou forma, apagando-os por completo.
No momento em que você inicia o procedimento de abertura de conta e realiza o cadastro na Plataforma, precisaremos checar sua identidade e prevenir a possibilidade de fraude. Seus Dados serão compartilhados com terceiros especializados nesse tipo de serviço, e a aprovação ou negativa de abertura de conta ocorrerá de maneira automática, com base nos resultados dessa análise.
Nós (e os terceiros contratados) usamos alta tecnologia para verificar, de maneira automatizada, sua identidade e prevenir fraudes. No entanto, se seu cadastro for recusado ou afetado negativamente com base em decisões automatizadas, você será informado sobre isso e terá o direito de revisão por uma pessoa natural.
Nos termos da LGPD, você tem direito a:
- Obter confirmação de que realizamos o tratamento dos seus Dados. Em atendimento a essa solicitação, iremos informá-lo se realizamos tratamento de seus Dados ou não. Note que, caso você seja nosso cliente, nós necessariamente realizamos tratamento de seus Dados, conforme explicado nessa Política.
- Acessar seus Dados. Caso tenha interesse, você pode receber um relatório no qual apresentamos os Dados de sua titularidade tratados por nós.
- Corrigir Dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. Caso você entenda que seus Dados estão incorretos, pode solicitar a correção, indicando o que precisa ser alterado e por quê. É possível que solicitemos algum comprovante para realizar a alteração.
- Solicitar o bloqueio ou eliminação de Dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD. Caso você entenda que estamos tratando seus Dados de forma desnecessária, excessiva ou em desconformidade com a LGPD, pode solicitar que os Dados sejam bloqueados ou eliminados.
- Solicitar a portabilidade dos seus Dados a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os nossos segredos comerciais e industriais, após a regulamentação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”). Você é o titular de seus próprios Dados. Portanto, você pode requerer que esses Dados sejam transferidos a outro fornecedor de serviço ou produto, de acordo com regulamentação da ANPD, desde que sejam respeitados segredos comerciais e industriais.
- Solicitar eliminação dos Dados tratados com base no seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados previstas em lei. Caso haja tratamento de seus Dados com base em consentimento, você pode solicitar a eliminação desses dados. No entanto, a LGPD autoriza a conservação de dados para fins de cumprimento de obrigação legal ou regulatória; estudo por órgão de pesquisa, garantida e sempre que possível, a anonimização; transferência a terceiro e uso exclusivo do controlador.
- Obter informação sobre com quem compartilhamos seus Dados. Você pode solicitar que informemos com quais entidades nós compartilhamos os seus Dados.
- Obter informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento e as respectivas consequências. Quando o consentimento for utilizado como base legal para o tratamento de dados pessoais, você tem o direito de ser informado sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as consequências da negativa.
- Revogar seu consentimento para o tratamento dos seus Dados. Caso haja tratamento de seus Dados realizado com base em consentimento, você pode revogar esse consentimento. Com isso, qualquer tratamento de seus Dados que esteja sendo feito com base no consentimento será interrompido.
- Opor-se a tratamento que viole a LGPD. Caso você entenda que estamos tratando seus Dados de maneira contrária à LGPD, você pode opor-se a esse tratamento. A solicitação será analisada com bastante cuidado e, caso concordemos, o tratamento de seus Dados que estiver em desconformidade com a LGPD será interrompido.
- Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus Dados. Conforme exposto acima, é possível que sejam tomadas decisões baseadas no tratamento automatizado de seus Dados. Caso isso ocorra, você pode solicitar a revisão dessas decisões.
- Peticionar em relação aos seus Dados perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Caso entenda necessário, você pode peticionar em relação a seus Dados perante a ANPD.
Você pode exercer quaisquer dos direitos acima enviando um e-mail para: encarregado-dados@bancopaulista.com.br.
Antes de respondermos a uma solicitação para exercício dos direitos mencionados acima, podemos solicitar que você nos forneça algumas informações para confirmarmos sua identidade.
Nós armazenamos seus Dados de forma segura em locais de acesso restrito, pelo prazo previsto na legislação aplicável. Antes de enviar os seus Dados para armazenamento em outros países, nós adotamos todas as medidas adequadas, bem como aquelas exigidas por lei, para assegurar seus Dados continuem protegidos.
Nós adotamos as melhores práticas técnicas e administrativas para proteger os Dados de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
Nós estruturamos a Plataforma e nossas operações para que os seus Dados não sejam mantidos de maneira identificada por mais tempo do que o necessário. Ou seja, nós mantemos os Dados somente durante o período em que eles são necessários para as finalidades descritas nesta Política.
No entanto, poderemos manter os seus Dados, dentre outras razões, para cumprimento de obrigações legais e regulatórias, exercício de direito em ações judiciais e procedimentos administrativos e/ou arbitrais, e combate à fraude.
As informações que coletamos referentes ao endereço de IP dos Usuários da página e aos registros de acesso dos Usuários cadastrados são armazenados por pelo menos 6 (seis) meses, conforme determinado pelo artigo 15 da Lei nº 12.965/2014 (“Marco Civil da Internet”).
Seus Dados poderão ser transferidos para outro país. Por exemplo, para servidores de prestadores de serviços de armazenamento em nuvem no exterior.
Nesses casos, nós adotaremos todas as medidas adequadas e aquelas exigidas por lei para assegurar que seus Dados continuem devidamente protegidos, e que essa transferência seja realizada de acordo com um dos mecanismos previstos na LGPD e em quaisquer outras regulamentações aplicáveis.
- Você precisa fornecer o seu consentimento para o BANCO PAULISTA usar os seus Dados conforme descrito nesta Política?
A LGPD estabelece diversas situações em que é permitido o tratamento de Dados independentemente do consentimento do titular daqueles dados. São as chamadas “bases legais para o tratamento de dados”.
Isso significa que, se você optar por utilizar a Plataforma, em alguns casos poderemos coletar e tratar os seus Dados Pessoais independentemente do seu consentimento (se houver uma “base legal” prevista na LGPD que nos permita fazer isso), como para a execução de medidas preliminares a contratação ou para a execução de contrato com você, para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias, para o exercício regular de direito em contrato ou em processos judiciais, administrativos e arbitrais, para a proteção ao crédito, para a garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos, para legítimos interesses do BANCO PAULISTA ou de terceiros, entre outras.
Em outros casos pediremos o seu consentimento para usar os seus Dados. É importante notar que a revogação do seu consentimento apenas nos obrigará a cessar o tratamento de Dados feito exclusivamente com base em consentimento.
Com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro para os Usuários, o BANCO PAULISTA utiliza medidas de segurança para evitar o mau uso, perda, acesso não autorizado, divulgação e alteração das contas dos Usuários, tais como:
- Proteção contra acessos não autorizado a sistemas e ambientes físicos que contenham dados sensíveis;
- Manutenção de inventário contendo o registro de acesso a sistemas e ambientes que possuam dados sensíveis, quando aplicável; e
- Execução de termo de confidencialidade por colaboradores e terceiros que tiverem acesso a dados sensíveis.
Embora o BANCO PAULISTA tenha o dever de confidencialidade em relação aos seus Dados, nos termos desta Política, é responsabilidade de cada Usuário proteger e manter o sigilo de seus logins, senhas e demais informações de acesso da conta, bem como verificar se os Dados Pessoais estão corretos.
O BANCO PAULISTA se esforça para proteger os Dados dos Usuários e outras informações que guarda em seus registros, contudo, nós não podemos garantir a mais completa segurança de nossos Usuários. O acesso ou uso não autorizado, a falha do hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança das informações do Usuário a qualquer tempo.
Neste sentido, a transmissão de informações pela internet não é completamente segura por diversos fatores, incluindo fatores de rede e de operação, e o BANCO PAULISTA não tem como garantir a completa segurança dos Dados transmitidos pelos Usuários à Plataforma. Apesar de fazermos o nosso melhor para proteger os Dados dos Usuários, nós não podemos garantir a segurança dos Dados transmitidos à Plataforma. Qualquer transmissão é de exclusiva responsabilidade dos Usuários, os quais, ao concordar com a presente política reconhecem e assumem expressamente tal responsabilidade.
Uma vez recebidos os Dados do Usuário pela Plataforma, nós nos comprometemos a assegurar que tais estarão seguros no ambiente da Plataforma. Para prevenir o acesso ou divulgação não autorizada dos Dados Pessoais do Usuário, nós implementamos procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para assegurar e proteger as informações que coletamos.
Em caso de incidente de segurança que possa acarretar em risco ou dano relevante ao titular, o BANCO PAULISTA adotará ações de resposta com o objetivo de mitigar impactos e informar, caso aplicável, de maneira tempestiva, a ANPD e os titulares potencialmente afetados sobre o fato.
No intuito de garantir a máxima segurança de seus Dados, lembramos que a sua senha de acesso em nossa Plataforma é pessoal e intransferível. É importante que você saiba disso e proteja sua senha, bem como limite o uso e o acesso desta exclusivamente ao seu computador e dispositivos próprios, prevenindo a ocorrência de eventual acesso não autorizado à sua conta. É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção de sua senha de acesso em local seguro e de acesso restrito.
Recomendamos que a senha não seja óbvia, como datas de aniversário ou palavras dicionarizadas. É importante que a senha seja composta de caracteres especiais e alfanuméricos e que seja alterada periodicamente ou em caso de suspeita de acesso não autorizado.
O BANCO PAULISTA não utiliza seu endereço de e-mail para nenhuma finalidade que não a de enviar informativos institucionais e conteúdo publicitários. Caso você não deseje receber mais este tipo de e-mail, basta clicar no link disponível no rodapé do e-mail.
Nós não solicitaremos nenhum dado pessoal seu por e-mail (como senha, usuário, CPF, matrícula, etc.).
Como um recurso para os nossos Usuários, podemos fornecer links para outros sites na Internet. O BANCO PAULISTA não se responsabiliza por esses websites e conteúdos e, ainda, não compartilha, subscreve, monitora, válida ou aceita a forma como esses websites ou ferramentas de armazenamento de conteúdo coletam, processam e transferem suas informações pessoais e privadas. As práticas de informação ou o conteúdo de tais outros sites são regidos pelas declarações de privacidade de tais outros sites. Recomendamos que você consulte as respectivas políticas de privacidade de tais websites para se informar adequadamente a respeito do uso de suas informações pessoais por outros websites ou outras ferramentas.
O eventual tratamento de Dados de crianças e adolescentes será feito na forma da lei e obedecendo a todas as exigências específicas, inclusive com a obtenção do consentimento por um dos pais ou responsável, caso aplicável.
O BANCO PAULISTA pode alterar as disposições desta Política a seu critério e a qualquer tempo.
Toda vez que alterarmos esta Política de maneira substancial, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após serem: (1) divulgadas na Plataforma; e/ou (2) enviadas por e-mail aos Usuários.
O Usuário deverá verificar a versão atualizada desta Política toda vez que visitar a Plataforma.
Nas hipóteses em que as alterações nesta Política exigirem o seu consentimento, os Usuários serão solicitados a dar ciência sobre os novos termos desta Política após a alteração para que possam continuar utilizando a Plataforma e recebendo os Serviços.
Você pode fazer uma reclamação ou esclarecer dúvidas por meio dos Canais de Atendimento informados:
E-mail: faleconosco@bancopaulista.com.br
Tel.: (11) 3299-2370
Atendimento: de Segunda à Sexta, das 9h às 18h.
Você também pode enviar uma mensagem à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, mas pedimos que você tente solucionar eventuais questões diretamente conosco, pois nossa principal preocupação é manter nossos Usuários satisfeitos com nossos Serviços e nos esforçaremos para cumprir essa missão através de uma comunicação fácil e atenciosa com os Usuários.